terça-feira, 17 de abril de 2012

Prefeitura e Secretaria de Saúde de Icó chama a população ao combate a dengue



Dra Tamara – Coordenadora dos PSF, juntamente com a Dra. Luzenir, do Posto de Saúde do Bairro São Geraldo e demais agentes da saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde,  realizaram na manhã desta terça feira(17), um movimento, pelas principais ruas da cidade, para conscientizar a população icoense, os seus direitos e deveres no combate ao mosquito transmissor da dengue.
De acordo com a  Vigilância em Saúde,  há pontos estratégicos em que a larva do mosquito transmissor da Dengue é mais suscetível para se proliferar, denominados como criadouros, como borracharias, recicladoras, depósitos de materiais de construção, oficinas de lanternagem, ferro velho, entre outros. Por isto, destacou a participação e a colaboração dos proprietários desses estabelecimentos no combate a Dengue.
O prefeito Marcos Nunes ressaltou que é preciso unir as forças para combater a Dengue na cidade. “O Município vem fazendo a sua parte, mas a população também deve colaborar”, declarou. Marcos Nunes disse que os agentes de saúde vão a cada estabelecimento orientar sobre o trabalho que deve ser feito, além do Município chamar também os outros proprietários para conversar e informar sobre as ações que serão realizadas no combate a doença.



                                   
Participação da população é essencial para o combate à dengue no município
Jornais, programas de rádio e de televisão não param de noticiar um tema: a dengue. E é importante que façam isso pois é um assunto com o qual realmente devemos nos preocupar. Nos últimos anos, a doença tem aparecido em diversas regiões do país, chegando a gerar epidemias em alguns estados. Isto quer dizer que muitas pessoas estão adoecendo rapidamente.
E você, conhece alguém que já teve dengue? Sabe o que sente quem está com a doença?
Afinal, você sabe mesmo o que é a dengue?
A dengue é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. É um inseto pequeno, com aparência inofensiva, preto e com riscas brancas no corpo e nas pernas.
Embora a dengue seja uma única doença, a dengue clássica pode se agravar e transformar em dengue hemorrágica. Quando infectada, a pessoa pode ter febres, dores no corpo e na cabeça, vômitos e, no caso da dengue hemorrágica, sangramentos. Quando não tratada de forma correta, a dengue pode causar até a morte.  

Veja como, com dicas fáceis de seguir:

# Mantenha a caixa d’água fechada;
# Se não puder eliminar, coloque e mantenha sempre com areia os pratinhos dos vasos de plantas ou xaxins;
# Lave com bucha e sabão tonéis ou depósitos de água, fechando com tampa ou tela;
# Deixe a tampa de vasos sanitários sempre fechada;
# Guarde garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo;
# Entregue pneus velhos ao Serviço de Limpeza Urbana ou guarde em locais cobertos;
# Feche bem sacos plásticos e mantenha a lixeira tampada;
#Verifique semanalmente bandejas que acumulam água em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado;
# Não deixe acumular água em fosso de elevadores;
# Plantas que acumulam água, como bromélias, devem ser verificadas pelo menos uma vez por semana e devem ter a água trocada;
# Jogue todos os objetos que não tenham utilidade e possam acumular água no lixo;
# Verifique se todos os ralos da casa estão desinfetados e, se não estiver usando, deixe-os fechados;
# Lave bem o suporte de garrafões de água mineral na hora da troca;
# Se você protege seu muro com cacos de vidro, coloque sempre areia nos que podem acumular água;
# Lave a vasilha de seus animais pelo menos uma vez por semana, com bucha, sabão e água corrente.

O papel do agente é fundamental para o combate, assim como o da população em receber os profissionais durante as visitas, para identificação de possíveis criadouros. Recolher o lixo e virar os pratos de plantas são considerados controles eficazes de remoção do foco. O trabalho da população é fundamental, assim como a consciência de que é preciso se tornar um agente da própria saúde.
Texto e fotos: Nacélio Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo